sábado, 6 de abril de 2013

UM GRANDE REINÍCIO PARA A NOVA FASE DA FONTE NOVA

 Vitória e Bahia fazem amanhã a primeira partida do novo estádio da Fonte Nova, em Salvador, o lugar em que aprendi a gostar de futebol e de meu Vitória. A obra foi inaugurada ontem pela presidenta Dilma Rousseff.
O estádio original foi entregue ao público em 28 de janeiro de 1951, com 40 mil lugares, e reinaugurado, com um novo anel superior e a capacidade ampliada para 60 mil espectadores, em 4 de março de 1971.
Foi um dia de triste memória. Rodada dupla de Bahia x Flamengo e Vitória x Grêmio. A segunda partida não terminou por causa de um terrível incidente. Como jornalista, não posso deixar de lembrar que parte da culpa coube à mídia, que fez intensa discussão sobre a insegurança da obra. O que se atribui à mera explosão de uma lâmpada causou o tumulto e gerou grande número de vítimas, sendo registradas pelo menos duas mortes.
Em 25 de novembro de 2007, novo incidente, com o desabamento de um pedaço da arquibancada no final de um jogo entre Vila Nova (GO) e Bahia. Pelo menos sete mortos, entre as vítimas. A Fonte Nova foi inteiramente demolida e, em seu lugar, surge um estádio grandioso, formoso e moderno, que inclusive receberá algumas partidas na Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014.
Esperamos que a tarde de amanhã seja apenas de festa e jamais volte a haver incidentes de grandes proporções e perdas de vidas na Fonte Nova.
A Bahia merece isso.
Fernando Tolentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário