sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VITÓRIA E PERDA (SENTIMENTOS DE ONTEM)


Hoje, tive a oportunidade de viver dois sentimentos contraditórios, ambos à tarde.

Ainda por volta da hora do almoço, o primeiro. A notícia, esperada, mas, ainda assim, triste, capaz de trazer uma enorme nostalgia de momentos distantes, maravilhosos, perdidos. A perda de Tia Bitina, figura querida, bela, doce, envolvente, companheira e cúmplice do saudosíssimo Tio Herval.

No final da tarde, fui à UnB e testemunhei a defesa de dissertação de mestrado de Vinicius, meu caçula, agora Mestre em Matemática. Cheguei com um atraso de dois minutos e atribuo a isso o fato de não ter entendido praticamente nada. Ali mesmo tive o prazer de conhecer símbolos de que sequer suspeitava. Equações, então! Corolários, teoremas, lemas, uma infinidade de raciocínios, emoldurados pelos nomes de teóricos de que jamais ouvi falar. Mas é impressionante! Aquilo soou como música aos meus ouvidos orgulhosos de pai.

A explicação estava ali sentada, uma banca formada por três professores (dois da própria UnB), doutores, sabidos que só, mas quase imberbes, dois com caras quase que de moleques, um (o norteamericano) de bermudas e rabo de cavalo, apens um com os primeiros fios brancos na cabeça.

Essa situação intermediária, entre Vinicius (de um lado), eu (do outro), Tia Bitina (bem mais adiante), explica a vida.

Só coisas assim pra explicar como, no meio do caminho, posso chorar ao mesmo tempo lágrimas tão diferentes!

Fernando Tolentino

3 comentários:

  1. Beleza meu amigo!

    Estamos no meio do caminho, ou a meio caminho andado. O importante é que não fiquemos parados.
    Já passamos por onde o Vinicius está, e com certeza, chegaremos aonde Tia Bitina se encontra.

    Grande abraço

    Plínio

    ResponderExcluir
  2. Pai, realmente somos seres paradoxos e vivemos em um mesmo instante, milhares de emoções.. isso vem demonstrar que o tempo e espaço não são lineares, nem absolutos, mas existenciais e paradoxais... a física quantica vem demonstrar que podemos, sim, estar em mais de um lugar ao mesmo tempo!!!!!Mesmo em um espaço vivencial e não real dessas experiências, sinto emoções de contentamento e de vazio.. mas um vazio cheio de lembranças de emoções vividas... Beijos e super parabéns a Vi. Mili/Miloca

    ResponderExcluir
  3. Pois é, caro mestre. A vida é feita de perdas e ganhos. E é vivendo os paradoxos que a vida nos impõe avançarmos no tempo para concluirmos a nossa trajetória. Parabéns para você e para o novo mestre Vinicius.
    Jorge Guerra

    ResponderExcluir