sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AS VIAGENS DO PRESIDENTE: 87 PAÍSES E 477 DIAS.

Embora não necessariamente concorde com conceitos constantes deste texto, ele contém dados valiosos sobre a agenda de viagens do ex-presidente Lula durante os seus oito anos de mandatos


Nos oito anos de mandato, o presidente Lula passou 477 dias no exterior. Visitou 87 países além de Guiana Francesa e Palestina. Somente na Argentina, Lula esteve 19 vezes. O presidente recebeu em Brasília 232 chefes de Estado e de governo. No Brasil, viajou 672 dias e visitou os 26 estados. Portanto, nos dois mandatos, o presidente passou mais de um ano viajando para o exterior, o que significa que José Alencar foi presidente do Brasil por mais de um ano. Na agenda externa, o presidente priorizou os vizinhos latino-americanos e a África.
Lula fez 87 viagens à América do Sul, visitou os onze países e a Guiana Francesa. A primeira viagem após assumir a presidência foi para o Equador, em janeiro de 2003, para a posse do ex-presidente Lúcio Gutierrez, deposto em abril de 2005. A Argentina foi o País em que Lula esteve mais vezes (dezenove), incluídas as visitas de Estado, encontros dos grupos de países, como o MERCOSUL e o velório do ex-presidente Nestor Kirchner (out/2010). Em segundo, a Venezuela (13 vezes) e Estados Unidos (12 vezes). O presidente fez, pelo menos, uma viagem por ano à África.
Entre os chefes de Estado e de governos que visitaram o Brasil, Hugo Chaves (Venezuela) e Cristina Kirchner (Argentina) vieram ao Brasil mais de uma vez. Havia uma combinação de manter encontros periódicos com Lula.
As viagens de Lula, embora criticadas pela oposição, têm méritos na estratégia de vender o país no exterior. O país passou a ser mais respeitado e obteve maior influência nos blocos internacionais. Lula colocou o Brasil no cenário internacional; provocou polêmicas como na retribuição à visita do presidente do Irá, Mahmoud Ahmadinejad, quando ficou claro que havia um parceiro que podia entrar no jogo. Intermediou com o governo da Turquia o acordo sobre o enriquecimento de urânio iraniano. Mal compreendido pelos Estados Unidos que fez retaliações ao Irá através da Organização das Nações Unidas (ONU).
Lula gastou ainda 672 dias viajando pelo Brasil para lançar programas e inaugurar obras. (algumas inacabadas). A maioria das viagens para o nordeste, onde desfruta de altíssima popularidade. Hoje, a três dias do fim de seu governo, Lula foi a Pernambuco, no porto de Suape, lançar a pedra fundamental da nova unidade da Fiat e no marco Zero, no centro de Recife, fará o lançamento oficial do projeto Centro Cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga.
No dia 29, o presidente fará a última viagem a Fortaleza para laçar uma refinaria da Petrobrás. De lá para Salvador onde entrega unidades habitacionais. No dia 30, fica em Brasília para a preparação da entrega de faixa presidencial a sua sucessora Dilma Russeff.

Abraão Lima – professor universitário, mestre em economia de empresas,
doutorando pela UCB e presidente do Instituto de Estudos Políticos,
Econômicos e Sociais do Tocantins (IEPES-TO)






Publicado originalmente no Jornal do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário